segunda-feira, 22 de abril de 2013

Alunos Surdos

Atualmente trabalho na EMEB Nadia Aparecida Issa Pina em São Bernardo do Campo que é considerada uma escola polo para Deficiência Auditiva. Temos na escola tanto alunos surdos como professores de AEE surdos.
As turmas com estes alunos contam com uma professora de AEE para auxiliar a professora nas aulas bem como ensinar Libras para professora e alunos assim se cria uma oportunidade de comunicação incluindo todos nesta perspectiva.
Os funcionários da escola também já tiveram uma pequena formação em Libras para que pudessem se comunicar da melhor maneira com os alunos surdos e esta formação se repetirá neste ano tendo em vista os novos funcionários e a necessidade de uma reciclagem.
Algumas iniciativas foram adotadas para que a inclusão desses alunos acontecesse de fato.
Uma delas são as placas com desenhos representando a língua de sinais para o cardápio do lanche.As placas foram feitas pelas professoras do AEE e são colocadas diariamente pelas merendeiras da escola no quadro que informa o lanche do dia Uma ideia bem legal!!!!
Outra ideia é o alfabeto também em LIBRAS em todas as salas de aula independente de se ter uma launo surdo ou não pois assim todos as crianças conseguem "escrever" se nome usando a língua de sinais.
Outra estratégia são as placas para as salas de aula como os dias da semana, os meses do ano, cores, placas indicativas como banheiro, laboratório de informática, parque, quadra, etc.Além de serem um recurso para o aluno surdo ajudam o aluno ouvinte na comunicação.

vejam as fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário